quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

“Alcoolismo não tem cura”

Janaína Carine

Valter Evangelista da Silva, 79 anos, é coordenador do grupo Alcoólicos Anônimos (AA), situado na cidade de Cachoeira no Recôncavo da Bahia. No dia 15/12/2009 ele fez uma palestra voltada para este tema na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, para os alunos de Comunicação Social – Jornalismo do 2º Semestre, chamando atenção de como é importante sabermos e entendermos melhor o que é, como e o que leva a esta doença. Atualmente ele é funcionário do mercado e fotógrafo da cidade de Cachoeira. Foi usuário de álcool por muitos anos.

Em entrevista aos alunos, ele contou como era a sua vida antes do álcool e depois que passou a ingerir bebidas alcoólicas. Ele sofreu com esta doença e diz que não está curado, pois alcoolismo não tem cura. Segundo ele, é uma doença mental ou emocional, espiritual, progressiva e de determinação fatal. Antes de levar à sepultura, leva à sarjeta, onde o indivíduo perde o emprego, a família e a dignidade.

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool. É entendido como ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes. As pessoas que sofrem do problema encontram dificuldades para conter o vício e por causa disso danificam a saúde e acabam prejudicando a imagem dentro da sociedade. Nem todos assumem este problema e dessa forma é impossível ajudá-los.

Este problema desenvolve-se cada vez mais cedo, atualmente os adolescentes consomem diversas bebidas alcoólicas sem moderação, ficam com o organismo fraco, com maiores chances de desenvolver cirrose hepática, inflamações no fígado, distúrbios gástricos entre outras doenças e problemas relacionados também com acidentes de carro, mortes e confusões, fato que presenciamos ou vemos através dos meios de comunicação.

A bebida, para pessoas que consomem o álcool, é como um estímulo e dessa forma acaba sendo uma das doenças que mais mata no mundo. E para deixar de beber tem que ter maturidade e força de vontade acima de tudo. Atualmente ele não sente mais atração pela bebida, e ao sentir o cheiro sente-se enjoado.

O grupo Nova Esperança dos Alcoólicos Anônimos do qual o senhor Valter é o coordenador, foi fundado em junho de 1988. Funciona aos domingos, das 10 às 12 horas, num prédio do Centro Espírita, situado na Praça Marechal Deodoro, nº. 16.

Os membros que constituem o grupo tem interesse em ajudar qualquer indivíduo que queira ficar sóbrio e também tem satisfação em compartilhar as suas experiências com qualquer pessoa que tenha interesse, seja em conversações abertas como em reuniões formais.
Os membros são constituídos tanto por homens quanto por mulheres de níveis sociais, etnias e religiões diferentes. Para se tornar membro não há necessidade de pagar taxas, o que é preciso é a vontade de parar de ingerir o álcool.

Por fim, o senhor Valter finalizou a palestra com a seguinte mensagem:

“Se você quer beber o problema é seu. Se você quer parar de beber o problema é nosso”.