quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Meios tecnológicos na escola pública do Recôncavo

A tecnologia, assim como outros recursos oferecidos para os jovens, tem funções que potencializam o aprender e até mesmo o modo de ensinar. A internet, por exemplo, é um recurso usado principalmente para facilitar a compreensão dos conceitos, e contribui muito para o desenvolvimento dos conteúdos aplicados.


A atuação eficaz no uso de ferramentas tecnológicas na educação tem uma grande relação com o domínio da tecnologia e com a ação pedagógica. Esta temática do uso de tecnologias na educação é de suma importância hoje em dia e atinge a humanidade globalmente.


O Centro Educacional Rômulo Galvão (CERG), escola pública localizada no Recôncavo da Bahia, São Félix, possui laboratório de informática com aproximadamente 12 aparelhos disponíveis atualmente que possibilitam ao aluno fazer as suas pesquisas.


A gestora da instituição, Marilda Silva, afirma que a direção da escola é a favor do uso dos meios tecnológicos na sala de aula e sempre esta atrás de aparelhos novos no mercado para facilitar a educação.


Os professores usam computadores na sala de aula, através do “TVPENDRIVE”. Este tvpendrive é um projeto que tem como finalidade complementar e ajudar no processo de ensino. É necessário uma tv com entradas VHS, DVD, CARTÃO DE MEMÓRIA E PEN DRIVE. O pendrive é um dispositivo portátil com capacidade suficiente para armazenar músicas, vídeos, imagens…


Segundo Marilda, com estes meios na sala de aula, o grau de aprendizagem aumentou, pois estes meios acabam estimulando os alunos a participarem das discussões, e com isso os alunos aprendem mais rápido o assunto.


O objetivo dela é levar o melhor para os alunos para que estes tenham satisfação e vontade para assitir as aulas. E o que tiver de novo para a ação pedagógica, sendo em meio tecnológico ou não, ela pretende levar para instituição.


Portanto, para quem tem acesso a este meio, podemos ver a internet como um recurso que constrói o processo de ampliação cultural, ou seja, as informações contidas na internet, como, por exemplo, uma matéria sobre saúde, economia ou política, sendo verídicas, são fatores que ajudam a construir um processo de desenvolvimento, pois descobrimos coisas que não sabíamos, e que abrem espaços para debate. Com isso, chegamos a uma determinada conclusão e acabamos ampliando a nossa cultura social.

Janaína Carine