quinta-feira, 22 de outubro de 2009

“A MELHOR PROFISSÃO DO MUNDO”

Gabriel García Márquez


Por Janaína Carine Santana da Silva


O título em si chama atenção dos leitores. A melhor profissão do mundo! Quem está à procura de uma área profissional, sente logo prazer de sentar e ler com a expectativa de chegar numa determinada decisão. É um texto que no final deixa aquele gosto de quero mais e, além disso, faz com que os leitores, principalmente aqueles que estão saindo do ensino médio e não sabem o que querem, e até mesmo para aqueles que estão atordoados num curso que não têm certeza se é o que querem para a vida pessoal e profissional, analisem e cheguem ao objetivo final.


Eu por exemplo, gosto muito da área, me identifico com algumas coisas, porém não tenho certeza se é o que eu quero para a minha vida profissional. Mas voltando ao texto, ele me fez analisar que o Jornalismo é uma profissão que mergulha na realidade, observa, registra e participa da sociedade, só a prática jornalística é a forma mais estimulante para conhecer o mundo, de participar e ajudar a sociedade dando as notícias e alertando o mundo a fora.


Escolher esta profissão é encarar uma grande responsabilidade, pois as pessoas precisam muito dos jornalistas, pois numa sociedade povoada por diversos grupos sociais, raciais... a circulação de informações corretas é a condição chave para o desenvolvimento humano. O jornalista tem que cumprir o seu trabalho com competência, precisa saber identificar as falhas sociais com muita precisão e neste ponto entra a formação do indivíduo. É uma área que desenvolve uma relação com a sociedade, que se preocupa em ser fiel com o telespectador, com os leitores, enfim, levando para estes a notícia correta. Estes sim são bons profissionais!


Os textos discutidos em sala falam da comunicação e da escrita, pois sem estes itens o jornalismo não seria constituído, ou melhor, se não houvesse a comunicação e a escrita não existiria o jornalismo e nem o jornalismo sem essas duas ferramentas. A comunicação faz parte do dia - a- dia de todos, pois é por ela que nos comunicamos, fazemos negócios, trabalhamos e vivemos numa sociedade em comum. A escrita por sua vez também é de suma importância. Como haveria comunicação sem a escrita?

Pois para transformar a sociedade, antes de tudo, é preciso aprender a ler o mundo para poder interpretar suas conexões, e detectar as necessidades das pessoas.


Jornalismo é isso, é noticiar fatos para toda a humanidade, ajudando a constituir em cada pessoa uma maneira de pensar, de discutir o assunto e mostrar a realidade do mundo. Sendo que nem todos os veículos agem dessa forma, uns ocultam, outros inventam, mas o verdadeiro e bom veículo é aquele que joga limpo com seus leitores e telespectadores.


Portanto para ser um bom jornalista e se dar bem na área, além de vocação é necessário ler muito, observar muito e escrever muito, pois esse é o ponto de partida para um desenvolvimento pessoal e global. Pois os meios de comunicação são veículos importantes para a sociedade, que ajuda a desenvolver uma base cultural.